Para se preparar para os dias mais frios do ano e evitar doenças que afetam o sistema respiratório, é fundamental adotar alguns cuidados com o organismo no inverno. Durante essa estação, é comum o aumento dos casos de gripes, alergias respiratórias, asmas, bronquites e pneumonias.
Neste texto, vamos focar na gripe, mas abordaremos outras doenças de inverno em postagens futuras.
A gripe é uma infecção respiratória que apresenta sintomas como febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca. Em geral, a pessoa se recupera em cerca de uma a duas semanas, e os medicamentos para gripe aliviam os sintomas e as dores. Existem também antivirais específicos para a gripe, que devem ser utilizados nos primeiros três dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Quando se está gripado, é importante tomar bastante líquido, incluindo vitamina C, e repousar bastante. Dessa forma, é possível alcançar uma recuperação total. Entretanto, se houver piora nos sintomas, é fundamental procurar um médico.
A gripe não faz distinção de cor, idade ou gênero. Ela é causada pelo vírus Myxovirus influenzae, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa pelo ar ou pelo contato com secreções expelidas pelo portador do vírus. A infecção afeta as mucosas e pode causar febre aguda, dores no corpo, tosse, nariz entupido, entre outros sintomas. Embora possa parecer inofensiva, a gripe pode levar à morte em casos graves.
O grande perigo da gripe é que ela deixa o corpo debilitado e mais vulnerável a outras doenças, como pneumonia, otites e pielites. Por isso, é fundamental cuidar da higiene pessoal e manter o ambiente da casa sempre arejado. Evite aproximação excessiva de pessoas que estejam gripadas e lave as mãos com frequência. Ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca e o nariz para evitar a transmissão de gotículas com o vírus. É importante destacar que pessoas com doenças crônicas, baixa imunidade, fragilidade imunológica, crianças e idosos têm maior tendência a apresentar sintomas graves e complicações fatais, e, portanto, devem ser vacinados com antivirais.
0 comments:
Postar um comentário
- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!