O cronograma capilar é um tratamento que pode devolver a vitalidade aos cabelos, sendo recomendado para fios que passaram por produtos químicos, como alisamentos, tinturas, descolorações e outros processos similares. No entanto, é importante lembrar que o tratamento também é benéfico para cabelos que nunca foram submetidos a químicas, uma vez que ajuda a manter os fios saudáveis, fortes, brilhantes e com vida.
O procedimento é relativamente fácil de realizar, mas requer a utilização de três tipos diferentes de máscaras capilares, cada uma com uma função específica. Para que o efeito seja o melhor possível, é preciso saber diferenciar a hidratação, nutrição e reconstrução, e ter perseverança e não desistir no caminho do procedimento.
As etapas do tratamento são: hidratação, nutrição e reconstrução. Para realizá-lo, é preciso adquirir três tipos de máscaras capilares e entender a função de cada uma delas. O cronograma capilar deve ser seguido à risca e dura aproximadamente um mês, com um ciclo de hidratações que devem ser intercaladas a cada três dias.
A primeira etapa é a hidratação, que consiste em repor a água perdida nos fios. É necessário utilizar um produto que gere hidratação, como as máscaras capilares que contêm em sua formulação ingredientes como cupuaçu, chocolate, semi de Lino, aloe vera, quiabo e extrato de algas, que retêm a água e promovem a reposição hídrica.
A segunda etapa é a nutrição, que tem como objetivo repor os nutrientes que foram perdidos pelos fios. Nessa etapa, a máscara capilar deve conter óleos e lipídios em sua formulação para criar uma barreira natural que impede a perda de água pelos fios, evitando que fiquem desidratados, ressecados e danificados. Exemplos de ativos que podem ser utilizados são ceramidas, vitaminas B5/panthenol, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, semente de uva, semente de girassol, óleo de baleia e tutano.
A terceira etapa é a reconstrução, que consiste na reposição de proteínas nos fios. É importante lembrar que o excesso de queratina pode ressecar os fios e fazê-los partir, por isso é necessário usar com cautela. Além da queratina, os aminoácidos também podem ser utilizados para reconstruir os fios, como lisina, arginina, cisteina, creatina, serina, sericina e colágeno.
Para realizar o cronograma capilar, é necessário seguir uma rotina de três lavagens e três tratamentos, seguindo a ordem preestabelecida durante uma semana, que deve ser repetida por um ciclo de um mês (domingo a sábado).
Para ter cabelos saudáveis e bonitos, é importante seguir um cronograma capilar que inclua tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. No primeiro dia (domingo), recomenda-se fazer um banho de creme com produtos hidratantes. No segundo dia (quarta-feira), é hora de usar produtos nutritivos para nutrir profundamente os fios. No terceiro dia (sábado), é a vez dos produtos reconstrutores, que ajudam a fortalecer e reparar os cabelos danificados.
É importante seguir esse ciclo de três dias até sentir que seus fios estão macios, com balanço, brilho e vida. Se perceber que seus cabelos estão muito hidratados, faça uma pausa no cronograma e volte a seguir esse ciclo para manter seus fios sempre impecáveis. E lembre-se de intercalar os tratamentos hidratantes a partir de terça-feira para não sobrecarregar seus fios. Seguindo esse cronograma capilar regularmente, você terá cabelos saudáveis e bonitos.
0 comments:
Postar um comentário
- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!