Verruga plantar, também conhecida como olho de peixe, é uma condição causada pelo HPV, o mesmo vírus transmitido pelo ato sexual sem proteção e que pode levar ao câncer no colo do útero em mulheres. No entanto, é comum e não costuma ser maligno.
Em crianças, o olho de peixe costuma desaparecer sozinho e, se a verruga não estiver causando desconforto, não há motivo para preocupação. No entanto, em casos em que a verruga estiver causando dor, é necessário tratá-la.
A melhor maneira de tratar a verruga é através de cauterização química. Um dos princípios ativos do remédio é o ácido salicílico, encontrado em produtos como o Duofilm plantar. O tratamento é demorado e pode levar mais de um mês, com o uso diário do ácido até que a verruga desapareça. É importante lembrar que o remédio pode irritar a pele, portanto, é necessário proteger a pele ao redor da verruga.
O tratamento para o olho de peixe é longo e, por isso, é importante tomar medidas preventivas para evitar o seu aparecimento. Algumas dicas para prevenir o problema são:
- Evitar andar descalço em locais públicos úmidos, como piscinas e vestiários;
- Não usar sapatos de outras pessoas;
- Usar sempre meias ao calçar sapatos;
- Não cutucar a verruga com as mãos para evitar a propagação do vírus;
- Caso alguém próximo possua o olho de peixe, é importante adotar medidas para evitar a contaminação, como aplicar spray de lisoforme nos sapatos após o uso e evitar banhos coletivos sem proteção;
- Manter uma alimentação saudável para evitar a baixa imunidade, que pode favorecer a proliferação do vírus;
- Se surgir uma lesão dolorida no pé, é necessário procurar um médico para obter um diagnóstico preciso. Embora existam remédios vendidos sem prescrição médica para tratar o olho de peixe, é importante ter certeza de que se trata desse problema e não de outra doença mais grave, como calos ou infecções.
0 comments:
Postar um comentário
- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!