A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, afeta não apenas os homens, mas também algumas mulheres. Para estas últimas, a perda de cabelo pode representar grande ansiedade e sofrimento emocional, já que atinge um dos principais ícones da feminilidade: os cabelos. Os cabelos são um símbolo de sensualidade e possibilitam inúmeras transformações no visual. É importante notar, no entanto, que a perda normal de cabelos faz parte do processo natural de renovação dos fios. A intensificação da queda de cabelo feminina pode ter diversas causas e intensidades.
Existem várias razões pelas quais o cabelo pode perder seu aspecto saudável. Em termos gerais, podemos categorizá-las em dois grupos: causas internas, tais como alterações nutricionais, manifestações genéticas, irregularidades hormonais e inflamações no couro cabeludo, e causas externas, que têm como agentes influenciadores a poluição, exposição excessiva ao sol e o fumo do tabaco.
O cabelo que vemos e tocamos é basicamente um fio constituído pela proteína queratina, formado por camadas lamelares sobrepostas e com córtex central. A parte viva encontra-se dentro do couro cabeludo. A parte externa, a haste capilar, é o que normalmente chamamos de cabelo. Ele pode sofrer agressões no dia-a-dia, como sol, água do mar, cloro das piscinas, vento, poluição, ar-condicionado e variações de umidade no ar.
No entanto, as maiores agressões são causadas por nós mesmos, como quando pentearmos os cabelos, passar as mãos com resíduos nos fios, sejam cremes ou mesmo suor, além dos tratamentos químicos, como colorações, relaxamentos, escovas de vários tipos e outros procedimentos. É natural que o cabelo sofra com todas essas agressões, e quanto mais comprido, mais fino e com crescimento mais lento, maiores serão os danos. Portanto, é fundamental usar produtos específicos para o cabelo, que proporcionem mais força, resistência e saúde aos fios.
0 comments:
Postar um comentário
- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!