O câncer de colo do útero é uma das doenças mais comuns entre mulheres, correspondendo a cerca de 24% de todos os cânceres, e é a principal causa de mortalidade feminina. A alta incidência dessa doença ocorre porque algumas mulheres não realizam regularmente os exames preventivos de colpocitologia oncótica, mais conhecido como papanicolau. Quando diagnosticado precocemente, há maiores chances de cura e, consequentemente, de salvar a vida da paciente.
Especialistas afirmam que mulheres que já tiveram doenças sexualmente transmissíveis, lesões no colo do útero não tratadas e que tenham antecedentes de infecção pelo vírus HPV devem estar especialmente atentas, pois essas mulheres estão mais predispostas a desenvolver a neoplasia. Por isso, é fundamental consultar regularmente um ginecologista. É importante lembrar que essa doença é silenciosa e seu crescimento é lento, podendo não apresentar sintomas. Portanto, é fundamental estar sempre atenta e realizar exames preventivos regularmente.
As medidas preventivas para evitar o câncer de colo do útero incluem o uso de preservativos durante as relações sexuais, consumo de alimentos ricos em vitamina A (como espinafre, ovos, agrião, abacate e leite) e a realização dos exames preventivos de papanicolau, que são indolores e muito eficazes.
O tratamento do câncer de colo do útero será definido pelo médico e levará em consideração diversos fatores, como o estágio da doença, o tamanho do tumor, a condição de saúde da paciente, sua idade e se deseja ter filhos. As opções de tratamento incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Nos casos mais graves, pode ser necessária a retirada do útero.
É fundamental ser diagnosticado precocemente para aumentar as chances de cura, e por isso é recomendado realizar exames preventivos regularmente. Se houver histórico familiar de câncer de colo do útero, é importante fazer consultas médicas a cada 6 meses. Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor opção e é importante cuidar da saúde para ter uma vida mais feliz. Caso note algum sintoma diferente em seu corpo, não hesite em procurar um médico. Sua saúde é o bem mais precioso que você tem.
A mulher deve estar sempre atenta ao seu corpo e observar possíveis sintomas, como sangramento vaginal após uma relação sexual, sangramento vaginal ocasional, secreção vaginal com odor forte, dor abdominal associada à dor ao urinar ou dores intestinais em casos mais graves da doença.
0 comments:
Postar um comentário
- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!